ARTISTAS 2023
Januibe Tejera – Composição e Regência
Januibe Tejera é compositor e regente, amplamente premiado no estrangeiro e no Brasil. Foi Artista residente da Casa de Velázquez / Académie des Beaux Arts de France em Madrid, fundação ibermúsicas, além de compositor e rgente convidado frente a diversas formações. Foi convidado para reprensentar o Brasil pelo Radio France internacional, durante as comemorações das Américas en 2015, e atualmente é compositor residente com o ensemble Accroche Note.
A sua obra é executada por intérpretes de renome, como o Ensemble Phace, Ensemble TM+, Intercontemporain, o Ensemble Ictus, a Orquestra Filarmónica da Radio France ou A orquestra da Opéra de Valência, está programada nos principais festivais e eventos musicais na Europa e América, tais como Festival Musica (Strasbourg), Festival Présence (Ircam-Paris), Festival WienModern (Viena), Festival Ensems
(Valência), o Festival de Darmstadt e o Festival de Música de Milão. Em 2021 foi compositor convidado do festival Ensems. Januibe foi também compositor residente da fundação Ibermúsica, do Ircam / centre pompidou, do coletivo Warning/La Pop, maison de la musique de Nanterre. Desde de 2016 vem criando espectáculos tais como a Opéra Moi Singe (2016), o espétaculo Insanae Navis (2017), ou ainda Tablado para luzes e som (2019). Desde 2021 Januibe Tejera é Assistant Professor of Composition na Butler School of Music – Universidade de Austin, além de diretor do EEMS - centro de criação musical da mesma instituição EEMS. Diplomado no conservatório de Paris (Prix Salabert - Premier Prix), ele vem sendo professor em várias academias, no Brasil, na Europa e nos EUA.